terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Teoria de Aprendizagem

Nesta seção sera discutido três teorias de aprendizagem:o behaviorismo,o cognitivismo e o sócio-interacionismo.A proposta behaviorista de defende a tese de que qualquer produção humana, inclusive a linguagem, é resultado de uma sucessão de hábitos, adquiridos por meio de um condicionamento operante e desconectados de qualquer processamento cognitivo.Por outro lado, o cognitivismo, resgata o papel da mente no processo de aquisição da linguagem,procurando estabelecer relações entre o processamento mental, o pensamento e a memória.Por fim o sócio-interacionismo valoriza o caráter sócio-histórico, ideologico, e interpessoal da linguagem e sua relevância no processo de construção do pensamento.
O behaviorismo, defendido por um dos seus seguidores Skinner, propõe que tudo que é comumente descrito como sendo produto da mente humana, inclusive a linguagem pode ser satisfatoriamente explicado em termos de condicionamento e reforço de reflexos puramente fisiológicos, em termos de padrões de estimulo-resposta e desenvolvimento de hábitos.
Por sua vez, o ensino da linguagem é um arranjo de contingências a partir das quais os alunos aprendem, a inferência do professor provoca uma aceleração nesse processo que, de outro modo, poderia acontecer mais vagarosamente ou não ocorrer nunca.Portanto a teoria behaviorista,uma vez que considera a capacidade cognitiva do ser humano, a concepção de linguagem passa a ser entendida como um comportamento que pode ser adquirido através de um condicionamento operante.
O cognitivismo reúne as teorias que dão base as ciências cognitivas,sendo que a concepção cognitivista investiga os processos inteligentes e a inteligência, levando em consideração os avanços alcançados na investigação da natureza do raciocinio lógico-mátematico.Os processos mentais e a mente foram reabilitados como objetos de investigação e seu estudo tornou-se objeto fundamental dessa nova ciência.
A ciência cognitiva tinha por objetivo desenvolver um método que disciplinasse o uso dos sentidos, de modo a dribar as incertezas advindas da percepção e aproximar-se de uma investigação racional, garantindo a lingüística em última instância.
Assim,para Chomsky a faculdade da linguagem pode se entendida como um orgão lingüístico,e,não pode ser removida do corpo sem que este seja atingido pela mudança,já a teoria de Piaget valoriza a experiência em especial a sensório-motora, ao mesmo tempo em que considera os diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo como particularidades da experiência humana e progamados geneticamente.
Então em comum, eses enfoques cognivitistas(por Chomsky e Piaget)demonstram uma preocupação com os aspectos internos, mentais, individuais,inatos e universais inerentes ao processo lingüístico.
A concepção cognitivista da linguagem tem, portanto, um sujeito um ser racional e senhor de sua aprendizagem, uma vez que valoriza a cognição e a inteligência relegando, a um segundo plano, a natureza social e,portanto, ideológica do sujeito.
Cabe ainda destacar que a perspectiva cognitivista aponta para dois caminhos, no primeiro encontramos as abordagens que procuram oportunizar situações não modeladas por meio das quais o indivíduo aprende a segunda língua.No segundo, estão as abordagens que criam condições para que o aluno pratique estruturas pré-selecionadas,pré-seqüenciadas.
O sócio-interacionismo, por meio do seu mais proeminente precusor Lev Vygotsky procura jogar luz sobre a dimensão social da linguagem e sua importância na organização do pensamento, por outro Vygotsky destaca o papel preponderante do ambiente no desenvolvimento intelectual da criança.Assim a mudança de paradigma proposta pelo sócio-interacionismo coloca a interação como uma das categorias de análise dos fatos de linguagem e, não apenas o locus onde a linguagem acontece como espetáculo.
Para complementar dizemos então que o processo interativo acontece, portanto,em um dado enquadre social e a ação do individuo no mundo mantém uma relação de interdependência com o contexto sócio-histórico no qual acontece, isso significa dizer que essa ação jamais será ideologicamente neutra ou ainda dizer que não pronunciamos palavras, mas verdades e mentiras, coisas boas e ruins,ou seja, a palavra está sempre carregada de um caráter ideológico.

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